fbpx
Skip links

3 dicas para melhorar seu nível MTB

Andar de bicicleta é simples. Ter um bom nível em uma mountain bike é outra história. Porque manter o equilíbrio e pedalar é algo típico das crianças, mas saber melhorar como ciclista maduro é mais complicado. Hoje vamos dar algumas dicas de como você pode se tornar um melhor ciclista.

Não há nada mais temerário do que estagnar, também quando você é praticando de um esporte como mountain bike. Depois de ter feito percursos versáteis, de ter uma forma mais do que decente e de controlar a sua bicicleta com perfeição, considera que a curva de aprendizagem atingiu o seu limite.

E nada disso. A curva de aprendizado, é claro, tem crescimento limitado, portanto, quanto mais controle, mais sabedoria, mais difícil é melhorar. Melhorias sutis mas reais e, acima de tudo, que fazem a diferença quando o nível está alto.

This is Liquid Fancy heading element

No mountain bike acontece exatamente o mesmo: quando vários ciclistas saem para pedalar, tudo parece equilibrado, mas quando o percurso é complicado por qualquer circunstância, aspectos que uns funcionaram e outros não vieram à tona. Aqui estão 3 maneiras de treinar esses fatores esquecidos que o tornarão muito melhor no mountain bike.

Rotas sem pedais

Vejamos, não significa que retire os pedais da bicicleta de montanha, mas sim que procura percursos em que o equilíbrio entre subida e descida seja controlado, para que possa treinar quase sem pedais. Para que serve isto? Bom, para esquecer um pouco daquele falso primo que quanto mais pedalar, melhor ciclista ele é. No mountain bike, isso não é tão literal.

Existem muitas, muitas partes de um circuito de mountain bike em que é inútil ter uma força ou cadência abismal. Trata-se apenas de ler bem o terreno e jogar perfeitamente com pesos e balanças para avançar. Não dando mais pedais, ele abaixa melhor ou passa melhor uma seção de raízes. Nada sobre isso. Vemos motociclistas profissionais se levantarem da sela e começarem a trabalhar apenas com os braços, puxando as pernas principalmente para manter a verticalidade. Bem, procure essas seções em seu território e expresse-as tentando não usar os pedais. Você verá que experiência.

Experimente o cascalho

Saia da sua teimosia para o mountain bike. Experimente outras coisas. Claro, eles têm algo a ver com o que você vai descobrir mais tarde, mas saia. O cascalho é ideal para isso, e também, como uma bike de cascalho não tem as características de uma mountain bike, vai fazer você treinar peças ou problemas que você deixou de lado no seu MTB.

A postura, por exemplo, em uma bicicleta de cascalho é totalmente diferente. O controle da direção, ou o desenho de curvas. Essas são questões que se você melhorar no cascalho, as melhorias em uma mountain bike. E, claro, é outra experiência que te faz fugir um pouco, liberar a mente.

Treinos com seções de tempo

Por último, meça, meça e meça. Sim, controle seus tempos, meça suas seções e compita contra o relógio em suas rotas de mountain bike. Nem sempre, saia e aproveite também. Mas competir consigo mesmo é o que o faz tentar se superar.

Para isso, todas as aplicações atuais do tipo Strava são muito úteis, podendo inclusive fornecer os tempos das seções. Examine esses dados no final de um treino e descubra onde você pode melhorar. Analise aqueles circuitos que você tanto conhece, repense como mudar a linha ou onde frear e onde acelerar. Tudo isso fará com que você desenvolva uma ótima leitura do circuito de mountain bike.

Leave a comment